quarta-feira, 1 de junho de 2016

Você está pronto para mudar?

Websérie mostra o difícil caminho de quem resolveu reinventar a carreira – e a vida

Vidas em transição - episódio 2 (Foto: Reprodução/YouTube)

Quando ouvimos histórias de guinadas espetaculares de carreira, a primeira reação que nos ocorre é de uma saudável inveja. O sucesso alheio nos faz imaginar a maravilha que deve ser esse ímpeto de mudar, essa coragem de buscar a satisfação profissional – e por tabela, pessoal -- em outra atividade ou outro ramo de negócios. Quem, afinal, nunca sonhou em largar tudo e refazer a própria trajetória? Sobretudo quando os resultados parecem bem promissores... O problema é que as histórias de sucesso, contadas aqui e ali, geralmente se resumem ao último capítulo, o do final feliz. Pouco se fala do início da trama, das “angústias da transição”. E a chave do triunfo é justamente essa: a capacidade de resistir aos primeiros anos da pretensa vida nova. Nem todo mundo consegue passar pela fase da “arrebentação”.
Não importa a motivação da mudança profissional. Pode ter sido demissão, uma inesperada maternidade ou o desejo irrefreável de empreender. A virada será sempre complicada. São dias, meses e, em alguns casos, anos de vulnerabilidade, de conflito interno, até que as pessoas decidam o caminho e passem a tomar as decisões necessárias para chegar lá. “Quando saía ou tomava um café com algumas pessoas, com amigos,  eu sempre ouvia relatos dessa inquietude profissional nos períodos de transição”, diz a jornalista Clara Vanali. “Por sugestão de minha irmã, resolvi transformar essas questões em um documentário”.  Nasceu assim a websérie Vidas em Transição, assinada pela produtora Às Claras Filmes, sociedade entre Clara e sua maior incentivadora, a irmã Natalie.
Durante dois anos, as duas conversaram com centenas de pessoas até chegar -- centenas de cafés depois -- aos seis casos mais emblemáticos de transição de carreira e de vida. Detalhe: todos os personagens ocupavam uma posição confortável. Qualquer mudança parecia altamente improvável. Até que eles e elas se veem na situação limite, provocada por motivos distintos que, de uma forma ou de outra, os levam a assumir os riscos da transição. “Nos momentos obscuros é que surgem as reflexões mais profundas. São elas que motivam as pessoas a buscar o novo”, diz Clara. “O documentário mostra os dilemas envolvidos nesta busca, como, por exemplo, a capacidade de lidar com  a falta de um cargo, o tempo livre, a solidão e as expectativas próprias e alheias”.
O momento para lançar a série não poderia ser mais propício. O alto índice de desemprego no Brasil e as grandes mudanças no mercado de trabalho aceleram processos de transição. Que venham novas guinadas. Espetaculares se possível, ainda que sofridas.
Época NEGÓCIOS traz aqui a série completa de Vidas em Transição. 
Episódio 1


Episódio 2




Episódio 3




Episódio 4



Episódio 5




Episódio 6


http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2016/03/voce-esta-pronto-para-mudar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário