sexta-feira, 10 de junho de 2016

Os sete erros mais comuns em uma entrevista de emprego


Expôr problemas ou condições familiares, como doença e problemas financeiros, por exemplo, é uma tática que sempre deve ser evitada em uma entrevista

Como todo mundo que já participou de um processo de seletivo sabe, uma entrevista de emprego bem-sucedida é a porta de entrada para um novo trabalho. Porém, muita gente ainda comete desvios graves nesse momento tão especial e acaba por perder não só a oportunidade, mas desenvolvendo certos anseios pela derrota sofrida na seleção.

“Seja em uma oportunidade fixa ou temporária, a entrevista quase sempre marca o início do recrutamento; é quando tanto o candidato quanto o empregador construirão suas primeiras impressões um sobre o outro. Por isso é tão importante”, diz Márcia Almström, diretora de Recursos Humanos do ManpowerGroup Brasil, empresa especializada em soluções de gestão de carreiras, seleção e recrutamento.

Confira abaixo os 7 principais erros cometidos por candidatos em uma entrevista, listados pela diretora de Recursos Humanos do ManpowerGroup, Márcia Almstrom: 

Erro 1 – Chegar atrasado
"Ao saber do local da entrevista estude as possibilidades de rotas e pontos de referência para o endereço. Caso perceba que vai se atrasar, o melhor é comunicar a empresa. Tente chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência", orienta Márcia.

Erro 2 - Ser prolixo ou monossilábico nas respostas
"Saiba desenvolver as suas respostas com segurança e naturalidade, valorizando o seu potencial profissional. Para isso é muito importante que você conheça bem o seu currículo e esteja à vontade com ele", indica Almström.

Erro 3 – Estar desinformado
"Antes de chegar à entrevista, pesquise sobre a empresa onde deseja trabalhar. Colete informações que poderão ser úteis ao processo seletivo. Ter mais familiaridade com a empresa sempre reduz o nervosismo e demonstra seu interesse em integrar o time da casa.", orienta.

Erro 4 – Perguntar sobre o salário logo no início da conversa
"Claro que a remuneração é importante, mas focar a conversa nela demonstra que o dinheiro é sua única motivação, o que não é bem visto pelas empresas.", diz Almström.

Erro 5 – Falar mal da experiência anterior
"Confidencialidade e descrição são fatores que as empresas buscam nos candidatos, por isso mantenha a ética profissional. Evite falar mal de seu antigo emprego e revelar informações confidencias", aconselha Márcia.

Erro 6 - Estar vestido de forma inadequada
"Uma entrevista de emprego é algo sério. Conheça o perfil da empresa para a qual está se candidatando e vista-se de forma coerente com ela. Cores neutras e mais discretas diminuem as chances de errar.", indica a especialista.

Erro 7 – Expor demais a vida pessoal
"Expôr problemas ou condições familiares, como doença e problemas financeiros, como uma estratégia para pleitear a vaga é uma péssima ideia. O critério para a seleção aqui será, principalmente, sua postura e experiência profissional. Valorize-as!", finaliza Márcia.

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/os-sete-erros-mais-comuns-em-uma-entrevista-de-emprego/111193/

Nenhum comentário:

Postar um comentário