sábado, 11 de junho de 2016

Busco emprego e não tenho experiência no currículo: o que fazer?


Saiba o que uma pessoa que não possui experiência profissional pode fazer para entrar no mercado de trabalho ao elaborar o seu currículo.


Quem nunca ouviu aquela velha história? Para contratar é preciso experiência, mas para ter experiência é preciso contratar. Quantos jovens estudantes ou recém-formados não vivem esse dilema todos os dias, já que a maioria das vagas disponíveis exige a experiência profissional? Mas o que fazer para conquistar o primeiro emprego?

Existem algumas ações que podem ser feitas e que acrescentam, e muito, on currículo de jovens que estão em busca do primeiro emprego.

A primeira dica é: invista em cursos extracurriculares. Hoje em dia há diversas opções gratuitas, como cursos online oferecidos por instituições renomadas tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. Verifique os cursos que poderão aprimorar habilidades específicas. Aprender novos idiomas, assim como participar de intercâmbios, caso seja viável, também é importante para diferenciar o seu currículo.

Para os que estão cursando uma universidade que oferece a empresa júnior, vale a pena se candidatar para que assim se obtenha experiência no dia a dia de uma empresa, além de proporcionar um amplo desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Na hora de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho, certamente se destacarão por esta experiência.

Outra dica é a participação em trabalhos voluntários que ajudará também no aprimoramento de habilidades. O trabalho voluntário poderá ser desenvolvido em sua comunidade, através de atividades de apoio social e em empresas que disponibilizem essas oportunidades e que possibilita o aprimoramento de habilidades comportamentais tão essenciais nas organizações, bem como o dinamismo, o trabalho em equipe, a comunicação e o relacionamento interpessoal.

Ter experiência em trabalhos esporádicos, como por exemplo, em empresa familiar, trabalho temporário e na organização de eventos também é válido. Os recrutadores observarão esse tipo de experiência, sobretudo se as atividades desenvolvidas condizem com o perfil da vaga.

Participar de grupos nas redes sociais especializados em primeiro emprego pode ajudar na conquista da vaga, já que muitas empresas oferecem oportunidades sem exigir experiência.

Outra forma para conquistar o primeiro emprego é se candidatar a vagas para jovem aprendiz, que de acordo com a lei o jovem precisa ter idade entre 14 e 24 anos sendo que o mesmo deve ser matriculado em uma escola cursando o ensino fundamental ou alguma escola técnica. Para isso basta pesquisar as empresas da sua região cadastradas no programa Jovem Aprendiz e que estejam oferecendo as vagas para esta modalidade. Se você está dentro desse perfil, siga em frente!

Para finalizar, é importante investir tempo para a elaboração correta do currículo, que é a principal porta de entrada em um processo seletivo. A seguir um breve passo a passo para a elaboração de um currículo para o primeiro emprego:

Dados pessoais: nome e endereço completo, data de nascimento, estado civil e telefone(s) e e-mail.
Objetivo: pode colocar o cargo de interesse ou caso não tenha, citar uma área de atuação como administrativa, comercial, logística etc.
Formação acadêmica: grau de escolaridade do candidato, o ano de conclusão e o nome da instituição de ensino. É importante que comece pela formação mais recente. Se possuir graduação informe também o ensino médio e assim por diante.

Principais Qualificações: o candidato deverá colocar um breve histórico dos conhecimentos e habilidades, como por exemplo, o domínio de línguas, informática e outros cursos, demonstrando seu conhecimento e qualificação necessários para a vaga pretendida. Importante: Não coloque habilidades genéricas, como por exemplo, criatividade e proatividade. Destaque os conhecimentos técnicos e habilidades adquiridas.

Voluntariado e outras experiências: coloque as experiências em trabalhos esporádicos, empresa júnior, voluntariado e intercâmbios.

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/busco-emprego-e-nao-tenho-experiencia-no-curriculo-o-que-fazer/95571/

Nenhum comentário:

Postar um comentário