segunda-feira, 13 de junho de 2016

Seis dicas para quem deseja se tornar um profissional altamente empregável

Ideias para o profissional que está disposto a sair de sua zona de conforto e iniciar uma reflexão aprofundada sobre o que é preciso mudar


Uma questão que está sempre em evidência no pensamento dos profissionais de qualquer ramo é sobre sua empregabilidade. Trata-se de um termo que engloba uma série de qualidades que destacam o trabalhador em relação a outros de sua área de atuação. Em razão do atual cenário econômico nacional, a busca por esse perfil mais empregável aumentou. E os recrutadores estão mais criteriosos, tendo que ser mais assertivos na contratação, a fim de atender à necessidade das empresas que precisam de mão de obra qualificada e especializada para atravessar esse momento.

 A boa notícia é que essas habilidades podem ser desenvolvidas. Basta o profissional estar disposto a sair de sua zona de conforto e iniciar uma reflexão aprofundada sobre o que é preciso mudar e aquilo que é necessário incorporar ao seu background. Baseando-se em sua experiência como empreendedor, Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, dá algumas dicas sobre como melhorar a sua empregabilidade e se sobressair na carreira. Confira:

1. Capacitação em primeiro lugar
Definitivamente, este é o diferencial fundamental e a exigência da maioria das empresas atualmente. Sem conhecimento específico da área pleiteada, dificilmente a vaga será conquistada. Sendo assim, invista na educação e aposte na boa formação acadêmica ou no bom curso técnico.

2. Entregue o máximo que puder
Com a concorrência acirrada, é preciso que o profissional esteja sempre pensando além, entregando mais do que é solicitado, de forma assertiva e ágil. Sabendo da grande disponibilidade de profissionais no mercado, os RH’s estão interessados naqueles que preencherão de fato as necessidades da companhia.

3. Perfil cosmopolita
Mais do que uma visão global sobre o negócio, os recrutadores buscam profissionais que conseguem conversar e se integrar às áreas diversas. Para isso, é preciso estar disposto a adquirir uma cultura maior, se abrir para o novo, com uma mentalidade que envolva tudo e a todos.

4. Atualização continuada
Obviamente, é preciso se manter em constante atualização. Porém, hoje as empresas procuram profissionais com habilidades que estão além do conhecimento técnico. Tente procurar cursos que estão de acordo com a sua profissão. Saiba pensar com a sua própria cabeça e desenvolva autonomia.


5. Percepção alheia
Ter networking não basta quando o assunto é gestão da empregabilidade. Construa uma rede de relacionamentos que possa lhe indicar oportunidades, mas mantenha também uma imagem de profissional empregável. Se você for bom apenas em fazer contatos, mas não transparecer confiança, ninguém vai querer lhe indicar.

6. Redes sociais
A internet conta com muitas ferramentas que ajudam a construir uma imagem de profissional empregável. Tente manter a descrição nas redes sociais. Atualmente, as empresas checam sempre os perfis nas redes sociais.
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/seis-dicas-para-quem-deseja-se-tornar-um-profissional-altamente-empregavel/111240/

Nenhum comentário:

Postar um comentário