Estava há um tempo para escrever esse artigo, na verdade era para ter sido o meu texto de estreia no Linkedin, porém passou batido. Pois bem, há algumas semanas assisti no Netflix um filme chamado “The First Grader” o enredo da história é comovente e baseados em fatos reais.
O filme conta a história de Kimani Maruge, um veterano da Revolta Mau Mau, grupo que lutou contra o regime britânico no Kênia. Maruge um senhor de 84 anos se matricula em uma escola primária queniana para aprender a ler. Enquanto o filme conta a história do fim do domínio colonial britânico no Quênia, e fala sobre a sociedade queniana nos dias atuais, a primeira lição desse filme vem da determinação de Kimani Maruge em conseguir educação. Ele quer aprender a ler, porque, em suas próprias palavras, se ele não pode ler, é porque ele é "como um bode."
Maruge, como ele é chamado no filme, encontra resistência quando tenta se matricular na escola depois que o governo queniano declara educação pública e gratuita para todos os quenianos. Inicialmente ele encontrou resistência por parte do pessoal da escola. Disseram-lhe que ele não tinha material e todos os alunos precisavam de um lápis e caderno. (A verdade da questão é que a escola fornecia lápis e cadernos para os alunos.)
Quando ele voltou com lápis e caderno, foi-lhe dito que ele deveria ter um uniforme da escola - que incluía shorts, meias e sapatos. Maruge vende uma de suas cabras para comprar calças, que ele mesmo corta e transforma em shorts. Ele também comprou um par de meias e sapatos. Voltando para a escola - um homem de 84 anos vestido como uma criança. Bêbados locais zombavam dele, mas ele continuava a perseverar em sua busca e luta para obter a educação desejada.
Hoje, Maruge está no Guinness Book como a pessoa mais velha a se matricular em uma escola primária. Em 2005, ele discursou na Cúpula de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas sobre a importância da educação primária gratuita e faleceu no dia 14 de agosto em 2009. Sendo um maravilhoso exemplo para todos nós. Se você tiver chance (tem no Netflix), veja o filme. É incrivelmente comovente.
O exemplo do Maruge, corrobora ainda mais uma das citações do Nelson Mandela, sobre a força e poder da educação para transformar o mundo. Olhando para o nosso país e sociedade atual, dever se um dos principais focos de atenção e execução, caso a gente queira um país melhor para nós e as próximas gerações.
“A educação é a mais poderosa arma, pela qual se pode mudar o mundo”
Nelson Mandela
Outra lição importante a ser aprendida com Maruge: humildade. Maruge humilhou-se para conseguir uma educação. Vestia-se como uma criança, porque isso era necessário para ele ser aceito na escola - e para conseguir o que ele realmente queria, a capacidade de ler.
Há muitas voltas e reviravoltas na estrada da vida e carreira profissional. Muitas pessoas pensam que sucesso na vida ou na carreira são uma progressão linear constante, subindo um degrau após o outro. Isso não é necessariamente verdade. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer para atingir suas metas e objetivos é mover-se de lado, ou em algumas situações dar um ou dois passos para trás. Estar disposto a assumir um trabalho por um salário menor, em níveis mais baixos para ganhar experiência valiosa – experiência essa que vai fazer você um profissional e ser humano mais completo.
Algumas pessoas são orgulhosas demais para fazer isso. Pessoas humildes, como Maruge, percebem que um movimento lateral pode ser a melhor coisa que eles podem fazer por sua carreira ou vidas. Eles estão dispostos a tomar riscos, a encarar grandes e desconfortáveis desafios. Isso leva a um propósito e compromisso real à sua vida e carreira.
Você está no comando! Comprometa-se a assumir a responsabilidade pessoal para a criação do seu legado de vida que deseja e merece "Ser humilde o suficiente para fazer um movimento lateral ou até mesmo passos para trás -. Fazendo isso com foco no futuro e os resultados que serão colhidos - é uma grande maneira de mostrar seu compromisso com a sua vida.
Logo abaixo eu relato uma experiência pessoal, que mudou muitas coisas na minha vida.
Entre julho de 2014 e 2015, vivi em Nova Iorque, sempre tive o desejo de morar fora e viver uma experiência nova na minha vida. Assistindo o filme e depois buscando algumas ideias e referências para escrever este artigo, lembrei de como essa parte da minha história se mistura com a do filme.
Tinha uma vida estável no Brasil, com carro, um bom emprego em uma empresa de pequeno porte em crescimento e um bom salário para o meu padrão de vida naquele momento. Porém, o desejo de explorar o desconhecido e viver uma experiência transformadora foi muita mais forte, fazendo com que eu largasse tudo em busca desse sonho.
Não foi fácil, ralei do primeiro até o último dia em diversos trabalhos como: ajudante de garçom, buffet, dançarino, entregador, panfleteiro, ajudante doméstico, vendedor e qualquer outra coisa que aparecesse, além de precisar conciliar tudo isso com os estudos, passando por muitos momentos de dificuldades, dúvidas e questionamentos sobre o porquê de tudo aquilo, entretanto foi a melhor experiência da minha vida, na qual indico a todos que me perguntam sobre esta maravilhosa jornada.
Foto tirada há exatamente 1 ano atrás (05/05/2015), em um dos locais em que trabalhei. Brooklyn - NYC
Para enfrentar todo esse turbilhão de emoções em um país distante, aprendendo uma nova cultura e língua, longe de tudo e de todos, lutando para construir e realizar meus planos e projetos, eu sempre me lembrava do meu PROPÓSITOem ter feito aquela viagem e aceitado aqueles desafios , afinal desistir não era uma opção e foi isso que me manteve de pé e focado na busca dos meus sonhos.
Toda essa experiência, mudou a minha forma de enxergar o mundo, as pessoas e fez eu valorizar coisas que somente a falta ou perda, nos faz perceber o real valor. E consegui tudo isso, através da perseverança e propósito na busca dos meus sonhos e objetivos. É isto, que a história de Maruge também transmite e por isso, após ver o filme acreditei que deveria compartilhar.
A buscar por um propósito nem sempre é tão simples, porém utilizando o seu bom senso, suas convicções e coerência nas ações, a jornada é facilitada. As pessoas de propósito percebem que um movimento lateral pode ser a melhor coisa que podem fazer para se deslocarem até o sucesso dos seus objetivos. Sucesso na vida e carreira não será sempre uma subida constante; por vezes, um planalto fornecera experiências mais valiosas e necessárias. Movimentos laterais ou passos para trás podem vir à custa de seu orgulho, mas não deixe atrapalhar a sua trajetória. Seja humilde. Pense como Maruge, um senhor de 84 anos vestido com shorts e meias até os joelhos sentado ao lado de crianças com seis e sete anos uma sala de aula. Ele foi humilde o suficiente para aceitar isso, porque o seu propósito, perseverança e desejo de ler foi maior do que QUALQUER vergonha que ele poderia ter sentido em aprender como uma criança.
Não sei se isso, pode ser considerado como um conselho sobre: propósito, humildade e perseverança na vida, mas histórias reais sempre me inspiraram e acredito que pelo momento que todos estamos vivendo, pode ser um alento, incentivo e dose de animo necessária para enfrentar e superar estes desafios. Torço para que todos consigam realizar seus sonhos, não é fácil (nunca foi e nunca será) mas durante a jornada, lembre-se que o teu PROPÓSITO o manterá firme quando as dificuldades aparecerem, e junto com a sua PERSEVERANÇAo farão chegar aos teus SONHOS e OBJETIVOS!
Boa sorte e sucesso para todos nós J!
Nenhum comentário:
Postar um comentário