É possível conseguir identificar o que é verdade e o que não é através
da observação de alguns aspectos. Confira abaixo
Segundo o dicionário Larousse Cultural,
mentir significa “afirmar aquilo que se sabe ser falso ou negar o que se sabe
ser verdadeiro”. E parece que a mentira faz parte do cotidiano, pois a todo
tempo vemos mentiras de pessoas próximas e de nós mesmos. Afinal, quem nunca
mentiu?
Quando ouvimos uma mentira de quem conhecemos bem é mais fácil
detectá-la, pois assim conseguiremos diferenciar entre o jeito e os gestos de quando
essa pessoa diz mentiras ou verdades.
Em um processo seletivo, identificar mentiras não é tão difícil quanto
parece, mesmo que o recrutador tenha que entrevistar diversas pessoas que nunca
viu, com suas diversas histórias e experiências. Basta que, para isso, ele
esteja preparado, seja atento, observador e se utilize de algumas técnicas de
recursos humanos.
Ao selecionar um profissional, o selecionador precisa investigar se o
candidato tem todas as experiências que diz possuir em todos os requisitos
técnicos e comportamentais que o cargo exige. Uma das formas para investigar e,
assim, detectar possíveis mentiras é a entrevista por competência. O
entrevistador, ao utilizar essa técnica, fará perguntas que exploram as
experiências vividas para saber como o candidato agiu ou reagiu em determinadas
situações. O que estará mentindo se esquivará ou dará respostas menos
detalhadas e mais genéricas, pois estará fazendo o imenso esforço para criar
imagens fictícias em sua mente.
Portanto, é sempre válido pedir ao candidato que se aprofunde no que
está sendo contado sobre suas experiências e conhecimentos. Para isso, basta
solicitá-lo que lhe dê maiores informações. Perguntar datas, estratégias
utilizadas, métodos, nomes é seguro para detectar as mentiras.
Outra forma de averiguar as informações passadas é ligar para as
empresas anteriores ou solicitar ao candidato uma carta de referência. Esses
métodos tradicionais já eliminarão as dúvidas quanto ao verdadeiro motivo da
demissão, se o candidato cometeu alguma atitude que o desabone e as informações
quanto ao último cargo ocupado pelo candidato.
Dentre os muitos requisitos avaliados em um processo seletivo, alguns
são mais comumente inventados. O idioma e a formação profissional são exemplos
clássicos. Os candidatos costumam mentir em relação ao nível de conhecimento do
idioma. No entanto, para equacionar este problema, basta a aplicação de um
teste de conhecimento ou se o recrutador domina o idioma avaliado, é só fazer
algumas perguntas ao candidato. O que estará mentindo logo dará uma desculpa
para não responder. Já para verificar a formação acadêmica é só entrar em contato
com a instituição após a entrevista.
Sem dúvida, uma das grandes aliadas dos recrutadores nos últimos tempos
são as redes sociais. Avaliar o perfil do candidato na rede possibilita ao
recrutador comparar com as informações passadas na entrevista e verificar as
referências, além de ajudar em avaliações comportamentais.
A mentira traz resultados fatais para os candidatos em processos
seletivos. A eliminação do processo é imediata, uma vez que as empresas
acreditam que se o candidato mentiu, existe a possibilidade de ele repetir esse
comportamento no ambiente de trabalho. Portanto, o candidato deve ser sempre
verdadeiro e sincero, pois estabelecer confiança logo de início possibilitará
grades chances para sucesso profissional.
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