quinta-feira, 30 de março de 2017

10 palestras do TED que vão melhorar sua vida

Não pode contratar um coach para te ajudar?  Assista a esses 10 vídeos

Pense em todas as áreas na sua vida que podem melhorar. Quer ser mais criativo, sentir menos medo, usar melhor o seu tempo? Se você não pode contratar um coach para te ajudar nisso, não tem problema. Existem várias palestras do TED que podem te ajudar.
. Quer se sair bem em entrevistas de emprego?
A palestra de Daniel Levitin é ideal para isso. O título é “How To Stay Calm When You Know You\'ll Be Stressed” (Como ficar calmo quando você sabe que se estressará). Oneurocientista entende como o cérebro reage quando está sob situações estressantes. Na palestra, Levitin usa um exemplo pessoal para explicar como minimizar as potenciais reações desastrosas em uma situação tensa.
2. Quer ter menos medo de pedir ajuda?
Assista à palestra “Are You A Giver Or A Taker” (Você é um doador ou um tomador). De acordo com o psicólogo Adam Grant, existem três tipos de pessoas em todos os ambientes de trabalho: doador, tomador e conciliador. Grant explica quais são as diferenças entre esses três perfis e diz que é preciso criar situações em que doadores se tornam receptores. Essa palestra vai te convencer de que não há nada errado em pedir ajuda.
3. Quer contratar os melhores candidatos?
  •  
A palestra “Why The Best Hire Might Not Have The Perfect Resume” (Por que o melhor candidato pode não ter o currículo perfeito) é ideal para quem está procurando um novo funcionário para a equipe. Regina Hartley fala que o melhor candidato não necessariamente se tornará o melhor funcionário. Ela diz que entre todos os candidatos, o mais indicado é buscar aqueles que perseveram quando enfrentam obstáculos e que não desistem. Esses vão ter um bom desempenho em momentos de crise.
4. Quer aprender com as empresas mais inovadoras?
Então assista à palestra “How To Manage For Collective Creativity” (Como gerenciar para a criatividade coletiva). Linda Hill estudou diferentes empresas de diversos setores durante uma década. Ela descobriu que as empresas mais inovadoras conseguem direcionar a criatividade coletiva; elas criam espaços para que todas as pessoas em todos os níveis organizacionais possam inovar e resolver problemas. Linda mostra que empresas como Google e Pixar empoderam os funcionários para que eles tomem decisões e trabalhem de forma colaborativa.
5. Quer usar melhor o tempo?
A palestra “How To Gain Control Of Your Free Time” (Como controlar seu tempo livre), de Laura Vanderkam, pode te ajudar. Ela te convida a pensar no seu tempo de uma forma diferente. Em vez de dizer “não tenho tempo para isso”, Laura argumenta que você deveria usar uma frase mais precisa: “isso não é uma prioridade para mim”. Então, ela dá dicas sobre como descobrir quais são as suas prioridades.
6. Quer ser mais positivo?
Então a palestra “The Happy Secret To Better Work” (O segredo para trabalhar melhor) é para você. Shawn Achor defende que ser mais positivo no presente deveria ser uma das suas prioridades. Segundo ele, a “vantagem da felicidade” é chave para uma vida pessoal e profissional melhor. Quando você começa a pensar de forma mais positiva, você se torna mais inteligente, mais criativo e mais produtivo.
7. Quer ter uma carreira melhor?
A palestra “Why You Will Fail To Have A Great Career” (Por que você vai falhar em ter uma boa carreira), de Larry Smith, vai te ajudar. Em vez de confortar o público, Smith diz que você está atrapalhando a si mesmo. Você não está dando os passos necessários para avançar. A palestra vai te inspirar a olhar para todas as desculpas que você está usando e pensar como alcançar o sucesso profissional.
8. Quer aproveitar melhor sua curiosidade?
Se você ainda não desenvolveu sua curiosidade, a palestra de Emilie Wapnick, “Why Some Of Us Don\'t Have One True Calling” (Por que alguns de nós não tem "um só chamado"), é para você. Emilie explica que muitas pessoas têm interesses conflitantes. Em vez de se forçar a focar seus interesses, ela mostra que a multiplicidade de interesses pode ser uma vantagem.
9. Quer inspirar outras pessoas?
“How Great Leaders Inspire Action” (Como grandes líderes inspiram a ação), de Simon Sinek, é uma das palestras do TED mais assistidas. Sinek compartilha sua descoberta: o motivo por trás do que você faz importa mais do que sua ação em si.
10. Quer ser melhor em se aprimorar?
Então assista à palestra “How To Get Better At The Things You Care About” (Como melhorar nas coisas que te importam). Se você está trabalhando duro mas não vê nenhum progresso, saiba que não é o único. Eduardo Briceño explica como nós trabalhamos em duas áreas: na área do aprendizado ou na área do desempenho. A maioria das pessoas passa grande parte de seu tempo trabalhando no desempenho, o que dificulta o progresso. Mas ao focar suas atenções no aprendizado, você verá melhorias importantes.

quarta-feira, 22 de março de 2017

O modelo de currículo ideal para quem tem pouca experiência

O que incluir em “experiências profissionais” se você não tem (quase) nenhuma? Baixe um modelo de currículo perfeito para quem está em início de carreira

Currículo

São Paulo — Muito bem, você é jovem e está diante de uma página em branco que precisa se transformar em um currículo.
A dúvida virá mais cedo ou mais tarde: o que incluir na seção “experiências profissionais” se você não tem (quase) nenhuma? E como evitar a tentação de preencher espaço com detalhes desnecessários sobre o único estágio que você fez na vida?
Esse tipo de preocupação é natural e extremamente comum entre profissionais em início de carreira, afirma Luís Abdalla, diretor da empresa Seja Trainee.
Após escutar experiências e analisar currículos de pessoas entre 18 e 28 anos, ele percebeu um padrão comum de comportamento. “A maioria não reconhece suas vivências iniciais como úteis para o mercado de trabalho”, explica. “Com isso, acabam omitindo conteúdos interessantes dos próprios CVs”.
Abdalla diz que o jovem precisa abrir a cabeça na hora de montar seu “cartão de visitas” para o recrutador. “Qualquer experiência bem vivida pode trazer desenvolvimento e evolução e, se esse for o caso, pode aparecer no currículo”, diz ele. Alô, recrutador: Saiba como utilizar a tecnologia para otimizar os processos de recrutamento – Patrocinado 
Ao contrário do que muita gente pensa, mencionar um “bico” como vendedor em uma loja durante a semana do Natal, por exemplo, é válido sim. Desde que você tenha aprendido algo com uma experiência, ela é bem-vinda no documento. 
Para Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, há diversas formas de exibir o seu potencial em um currículo apesar da falta de experiências profissionais. Uma delas é falar sobre trabalhos voluntários, por exemplo.
“Quem trabalha com voluntariado muitas vezes aprende a ser um ‘faz-tudo’, porque precisa se envolver em múltiplas frentes de trabalho”, afirma. “As empresas hoje valorizam essa versatilidade e desejam pessoas capazes de se dedicar a uma causa em que realmente acreditam”.
Outra forma de chamar a atenção do mercado apesar da sua inexperiência é apostar na sua própria educação. Ao investir em aulas, palestras, oficinas e quaisquer outras formas de qualificação, você passa o recado de que não fica parado e está interessado em progredir na profissão que escolheu.
Esse tipo de “recheio” será muito bem-vindo em seções do currículo como “Cursos complementares” e “Idiomas e informática”.
Também vale falar sobre projetos acadêmicos feitos na faculdade. Mesmo que você não tenha feito iniciação científica, diz Mavichian, é interessante mencionar trabalhos que exigiram grandes doses de dedicação e competências como liderança e resiliência.
Para não deixar nada de interessante de fora do seu currículo, a dica principal é fazer uma reflexão profunda sobre quais foram as vivências mais marcantes da sua vida até agora. Pouco importa se aconteceram na faculdade, numa ONG, no seu bairro ou mesmo na sua vida pessoal. “Pense em três ou quatro projetos que guiam a sua vida, e procure contar no seu currículo o que você fez até agora para alcançá-los”, orienta Abdalla.
Confira a seguir um modelo de currículo perfeito para quem tem pouca experiência, elaborado com base nas contribuições de Abdalla e Mavichian.
Basta clicar no link abaixo e fazer o download do arquivo:

Download do modelo de currículo – EXAME.com

CV sem experiência

http://exame.abril.com.br/carreira/o-modelo-de-curriculo-ideal-para-quem-tem-pouca-experiencia/

domingo, 12 de março de 2017

5 dicas para escrever um e-mail que se destaque

Antes de enviar, é preciso pensar como escrever uma mensagem que gere interesse de quem recebe e que tenha maior chance de ser respondida

Objetividade é uma das características mais necessárias para transmitir uma mensagem de forma efetiva, e no e-mail não é diferente. Antes de enviar um e-mail, é preciso pensar como escrever uma mensagem que gere interesse de quem recebe e que tenha maior chance de ser respondida.


1. Acerte no “assunto”
Mandela explica que se a pessoa já te conhece, vai ficar mais inclinada a abrir o e-mail, mas se esse não for o caso, é preciso pensar com cuidado o que vai ser colocado no campo do “assunto”. Se você já se encontrou com a pessoa alguma vez, Mandela diz que é importante relembrar onde a conheceu, e também, se tiver, inclua um contato em comum. Já se nunca conheceu a pessoa, Mandela Hodge diz para citar alguma experiência ou interesse que tenham em comum.

Ela conta ainda que o e-mail deve conter três características gerais: o nome do destinatário, a síntese do que você está interessado em receber como resposta e um deadline.

Por exemplo: “Mandela, tem interesse em participar do evento Mulheres em Startups? Resposta até dia 03/09”.


2. Seja rápido
Depois de escrever o assunto, vem a parte do que redigir no corpo do e-mail. Mandela Hodge diz que o ideal é escrever um texto de 250 palavras, mas se for necessário ser maior, não deve passar de 500 palavras. “Não subestime o quanto as pessoas são ocupadas e quantos pedidos elas recebem”, explica Mandela. Por isso, sempre agradeça e leve em conta o tempo de quem está recebendo o e-mail - isso pode fazer com você se destaque, aumentando as chances de você conseguir uma resposta. O segredo é ir direto ao ponto e falar o que você quer.

3. Faça o outro se importar
A pergunta principal a ser feita para si mesmo é: por que eu perderia o meu tempo lendo isso? Mandela Hodge explica que deve ser levado em conta que as pessoas são ocupadas e tendem a ser “egoístas”. Isso quer dizer que, ao pedir algo a alguém é preciso pensar em como que aquilo também vai beneficiar o outro. Por exemplo, se você quer convidar a pessoa para um evento, e sabe que ela valoriza liderança, tem que ressaltar no e-mail em como aquilo vai ajudá-la a inspirar os outros.

4. Antes de enviar, faça essas duas perguntas
- Você realmente precisa daquela pessoa ou consegue fazer por conta própria? Antes de fazer qualquer pedido, Mandela ressalta que você deve se perguntar se fez de tudo o que podia antes de enviar a mensagem. Ela explica que é frustrante receber um e-mail de alguém faz uma pergunta que poderia ser respondido com uma rápida pesquisa na internet.

- Tem alguém que consiga me responder melhor? Tenha certeza que a pessoa que está contatando seja a melhor para responder o seu pedido. “É importante se atentar não só a quem está escrevendo, mas também sobre o que está escrevendo”, explica Mandela. 

5. Não espere uma resposta
Ao fazer um pedido, saiba que existem dois caminhos: de ser aceito ou não. “Eu acredito que se você se dedica a escrever um bom e-mail e não recebe uma resposta, deve analisar estrategicamente o porquê, e então você vai desenvolver a habilidade de rapidamente chamar e manter a atenção de alguém e conseguir a resposta que deseja no futuro”, diz Mandela Hodge.



terça-feira, 7 de março de 2017

5 HÁBITOS MATINAIS DE PESSOAS BEM SUCEDIDAS

Saiba o que fazer ao acordar para fazer seu dia render mais



O que faz a diferença é a maneira com que utilizamos o tempo (Foto: Pexels)

O que faz a diferença na rotina de pessoas bem sucedidas é a maneira com que elas utilizam o tempo. Os  líderes acordam cedo e começam a trabalhar de imediato. O site Entrepreneur separou cinco hábitos matinais de pessoas bem sucedidas que você deve inserir no seu cotidiano. Confira abaixo.

1. Use um despertador diferente
Se você usa um celular como despertador, basta tocar na tela que você ganha mais cinco minutinhos de sono. Pior ainda se ele estiver do lado de sua cama. Um bom despertador é aquele que fica do outro lado do quarto e que te força a sair da cama. Além disso, usar um despertador diferente que não seja seu celular, te ajuda a não ficar perdendo um precioso tempo mexendo nas redes sociais antes de levantar.

2. Reserve um tempo para relaxar
Os bem sucedidos não pulam da cama direto para o computador. Eles compreendem a importância de reduzir o estresse e relaxar. Uma boa sugestão é desfrutar de uma xícara de café com calma ou até ler um capítulo de seu livro antes de começar o dia. Esses tipos de rituais limpam a cabeça e trazem um melhor estado de espírito.

3. Separe suas roupas na noite anterior
Definir suas roupas para o dia seguinte é um sinal de mente organizada. Isso significa que no outro dia você poderá se preocupar com questões mais importantes do que perder tempo escolhendo uma troca de roupa. Essa é uma dica essencial para maximizar o seu tempo.

4. Faça exercícios físicos
Pessoas bem sucedidas priorizam exercícios físicos em suas rotinas. Esses exercícios produzem endorfina em seu corpo e fazem com que seu dia seja mais feliz. Não há necessidade de ser um exercício exaustivo. Apostar em um passeio de bicicleta, uma aula de pilates ou uma sessão de ioga podem ser boas opções.

5. Leia algo que gosta

Ao acordar, os bem sucedidos não assistem TV ou leem e-mails de trabalho. Eles leem. A leitura melhora o funcionamento do cérebro e ajuda na compreensão. A sugestão é começar o dia com um livro de auto-ajuda ou algo que pode ser instrutivo. Se você é fã de economia, por exemplo, pode ler notícias financeiras para começar o dia.