segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Especialista alerta sobre a importância da capacitação permanente

A capacitação permanente é uma forte aliada para se manter no topo


“Não está fácil”. Esta é a frase que andamos ouvindo por aí quando o assunto é mercado de trabalho. O atual cenário econômico não segue lá muito favorável para quem está em busca de um emprego. Segundo o coordenador do curso de Gestão de RH da EAD Unicesumar e especialista na área, Luciano Santana Pereira, existe um desequilíbrio entre a oferta de mão de obra frente à oferta de vagas, fazendo com que as empresas elevem o grau de exigência no momento da seleção de seus profissionais. Mas o que fazer para se destacar frente a tantos currículos em busca de um “lugar ao sol”?

A capacitação permanente é uma forte aliada para se manter no topo, explica Pereira. Quando estamos estudando, além de conhecer novos conteúdos, mantemos nosso cérebro em ritmo de aprendizagem, expandindo nossa capacidade de pensar criativamente. “Nos dias de hoje, mais do que nunca, precisamos ser criativos e geradores de soluções para as empresas”, enfatiza.

Uma boa opção para a capacitação contínua são os cursos ofertados na modalidade a distância. Graduações na área de gestão e pós-graduações são voltados a desenvolver conhecimentos e capacitar o estudante para uma atividade especifica. Além disso, possuem um modelo pedagógico que pode ser concluído em até dois anos, permitindo uma rápida capacitação profissional.

Estar ativo academicamente também contribui com outro importante fator profissional, o network. O coordenador explica que estudar nos traz a oportunidade de conhecer muitas pessoas. Alunos que optam pela educação a distância, por exemplo, utilizam-se de plataformas de comunicação, como fóruns e chats, que permite o contato e interação com colegas do mesmo curso e área de interesse, de diversas regiões do Brasil, trocando informações profissionais e possibilidades de emprego.

Ter um bom currículo, recheado de cursos interessantes, muitas vezes é a porta de entrada para aquele sonhado emprego. Porém, não podemos nos esquecer de outras habilidades que as empresas vêm, cada vez mais, buscando nos profissionais. “Auto responsabilidade, empreendedorismo, flexibilidade, criatividade, disposição para aprender, e claro, capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis, sendo esta, uma condição básica para a manutenção do indivíduo em sua atividade profissional”, afirma Pereira.

5 dicas para se manter atualizado

1 - Aprenda algo novo todos os dias, mesmo que não seja relacionado ao seu trabalho;
2- Faça cursos de capacitação contínua, sejam cursos técnicos, graduação ou pós-graduação;
3 - Mantenha-se atualizado quanto aos acontecimentos de sua área;
4 - Utilize as redes sociais para manter-se informado;
5 - Utilize sua capacidade criativa e gere soluções para os problemas da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário