sexta-feira, 22 de abril de 2016

Não fuja sem deixar rastro: saia com o "pé direito" do seu trabalho atual

a hora de sair de seu trabalho, gentilezas como se oferecer para treinar seu substituto podem ajudar na sua imagem


Se você está pensando em largar seu emprego, talvez não seja uma boa decisão não avisar sobre sua escolha para seu chefe, sair sem deixar rastros, muito menos baixar a produtividade nos dias antes de sua saída. É que o mundo dá bastante voltas e nunca se sabe se esse cargo que você abandonou voltará a ser parte de sua vida profissional nos próximos anos.
De acordo com o "Guia para mudar de trabalho sem cometer erros" da EAE Business School, um trabalhador que cumpre todas suas obrigações até o último dia é mais valorizado do que um outro que não atende aos seus compromissos durante as últimas semanas. Um bom colega que colabora com os demais também é lembrado de forma diferente daquele que não se importou com a carga de trabalho restante.
Neste sentido, a escola de negócios espanhola recomenda seguir os seguintes conselhos:
1. Se você decide diminuir seu nível de desempenho, esta será a última recordação que terão de você independente de sua trajetória anterior.
2. Pense que seus colegas e seu próprio chefe podem chegar a ser fundamentais para conseguir essa mudança de emprego que você tanto deseja.
3. Você não pode informar sua partida do nada e esperar que isso não tenha consequências. Se você deseja fazer as coisas bem, você deve seguir um procedimento. Em primeiro lugar, tente sair durante um bom momento.
4. A primeira pessoa que deve ficar sabendo sobre sua saída é o chefe. Você deve comunicá-lo pessoalmente e cumprindo com o tempo mínimo estabelecido para o aviso.
5. Não se esqueça de apresentar sua carta de demissão. Esta deve ser sucinta e mostrar suas intenções, sem dar explicações excessivas dos motivos pelos quais você decidiu se demitir.
6. Se houver essa possibilidade, se ofereça para treinar seu substituto. Informe sobre suas funções, os projetos em aberto, as tarefas pendentes e a forma mais adequada de realizá-las.
7. Evite cair na tentação de fazer críticas pouco construtivas. Tenha cuidado com o que dizer e como dizer.
8. Não se esqueça de se despedir de seus colegas e de seus superiores. Tente manter contato com eles, bem de maneira pessoal ou através das redes sociais.
O guia completo da EAE Business School pode ser baixado, em espanhol, aqui.
Conteúdo publicado originalmente no America Economia e cedido gentilmente ao Administradores.com





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