CONHECER AS PESSOAS CERTAS PODE SER DECISIVO PARA SUA
CARREIRA. ENTENDA O PODER DE UM NETWORKING BEM
FEITO E COMECE A PRATICÁ-LO.
OUTRO DIA, LI UMA REPORTAGEM que dizia que o QI ("Quem Indica") estava com os dias contados por conta da profissionalização e também da terceirização dos processos de seleção. Depende de que tipo de QI estamos falando.
Durante muito tempo, o QI era confundido com apadrinhamento ou "pistolão" – algo bastante relacionado com o famigerado jeitinho brasileiro. Espero que esse tipo de QI esteja realmente em
extinção. Acontece que, muitas vezes, você indica alguém para determinada posição porque conhece e aprova a capacidade e as competências daquela pessoa. Não tem nada a ver com pistolão e, nesse caso, a recomendação conta – e muito.
Pode até parecer injusto: afinal, você suou a camisa se preparando para o mercado, estudou, fez cursos de aperfeiçoamento profissional, mas sua rede decontatos – tal como você a enxerga – é praticamente nula. Você distribui seus currículos a torto e a direito, mas, no fim das contas, quem sempre fica com a vaga é aquele profissional que um conhecido gerente de RH indicou. Que injustiça, não é mesmo? Nem tanto. Se vocês estiverem em pé de igualdade, leva o prêmio quem souber fazer mais networking.
O QUE É NETWORKING?
Networking é um desses termos da língua inglesa que, de tão populares, acabamos incorporando à nossa língua – ou, pelo menos, ao vocabulário do mundo dos negócios. que é pródigo em importar termos estrangeiros. Networking é a prática de construir, manter e cultivar uma rede de contatos.
Tão importante quanto fazer o dever de casa na hora de se preparar para o mercado é cultivar sua rede de contatos. Se você parar para pensar, sua rede não é tão estreita quanto pode parecer. Faça as contas: quantas pessoas você conheceu no último curso de que participou? Lembra o nome de seus professores? Anotou o e-mail de alguém? Distribuiu cartões de visita? Conversou com alguém no coffee-break ou ficou mais preocupado com os pãezinhos de queijo terminando na bandeja? Reflita um pouco antes de prosseguir.
Os relacionamentos sempre foram importantes na história da humanidade e, hoje em dia, são cruciais. É fundamental não apenas que você se prepare ao máximo, mas também que saiba cultivar uma boa rede de contatos. Essa não é uma tarefa que possa ser deixada para depois. Um erro bastante comum é pensar que na faculdade temos de nos dedicar 100% aos estudos, que não podemos nos desviar do foco, que é o de ter uma ótima formação. Networking é uma prática que deve correr paralelamente a seus estudos e requer dedicação, paciência e disciplina. A coisa mais fácil é conhecer alguém em uma palestra e guardar um cartão de visita no bolso; outra bem mais difícil é manter contato com essa pessoa e construir um relacionamento de fato. ◼︎
LEANDRO VIEIRA
é CEO do Administradores.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário