sábado, 16 de abril de 2016

10 filmes que todo concurseiro deveria assistir (no tempo livre)

Olá leitores do Canal do Ensino,
Passar em concurso público é um daqueles tipos de missão que tomam a vida como um todo e exigem o máximo possível de dedicação. Mas a rotina de livros, simulados e editais pede, vez ou outra, um respiro ou uma espécie de “pit stop” para receber uma dose extra de ânimo.
O cinema pode assumir um papel importante nesse processo de olhar para dentro de si mesmo e encontrar forças onde já parece não existir.
“Sozinho, o concurseiro não vai muito longe. No fundo, nós sempre precisamos estar atrás de um sonho e das razões porque a gente quer aquilo”, diz Guilherme Madeira, juiz e professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus.
Pensando nisso, Madeira e o consultor de carreira Homero Reis escolheram 10 filmes que podem dar aos aspirantes à carreira pública uma dose de motivação para seguir na saga de ter o governo como patrão.

O Equilibrista
O documentário conta a saga de Philippe Petit até atravessar, sob um cabo de aço, o espaço que separava as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. O fato aconteceu em 1974, mas o planejamento para que o feito fosse bem sucedido começou muitos anos antes.
“Ele olhou para o futuro e se dedicou por um bom tempo para que o projeto de passar de um lado para o outro desse certo”, diz Reis.
O Equilibrista 
Diretor: James Marsh
Ano: 2008
Duração: 90 minutos
Gênero: Documentário

Rocky Balboa
No último filme da franquia, Rocky Balboa está aposentado dos ringues e vive uma vida sem sentido. É, então, convidado para lutar contra o principal boxeador do momento que também vive uma crise pessoal.
“Em um dos trechos, ele diz que não importa o quanto as pesosas discutam com ele, ninguém vai bater tão forte quanto a vida. Mas que o que é mais importante é quantas vezes você levanta”, diz Guilherme Madeira, juiz e professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus. “O filme também mostra que a última coisa que envelhece, na vida, é o coração”.
Rocky Balboa
Diretor: Sylvester Stallone
Ano: 2006
Duração: 102 minutos
Gênero: Ação

À procura da felicidade
Chris Paul Gardner Gardner era vendedor de aparelhos médicos que estavam em decadência no mercado. Com apenas 21,39 dólares no bolso e vivendo em albergues com o filho, ele decidiu se tornar corretor de ações.
A trama retrata o período em que ele atuou em um estágio não remunerado de uma grande corretora. E mostra como ele se tornou milionário.
À procura da felicidade
Diretor: Gabriele Muccino
Ano: 2006
Duração: 117 minutos
Gênero: Drama

Prova de Fogo
Akkelah Anderson tem 11 anos e, diante de si, o maior desafio que uma criança poderia enfrentar: concorrer ao National Spelling Bee, a mais importante competição de soletrar do mundo.
“O problema é que ela tem uma série de dificuldades que só podem ser solucionadas com o aporte de um coaching”, afirma Reis.
Prova de Fogo
Diretor: Doug Atchinson
Ano: 2006
Duração: 112 minutos
Gênero: Drama

Poder além da vida
Dan Millman é um talentoso ginasta com promessas muito palpáveis de subir ao topo do pódio olímpico. Um acidente, contudo, coloca um pretenso ponto final nos sonhos dele de chegar ‘as olímpiadas.
“Neste processo, ele conhece uma pessoa que o ajuda a superar todas essa limitações”, conta Reis.
Poder além da vida 
Diretor: Victor Salva
Gênero: Drama
Ano: 2006
Duração: 120 minutos

Desafiando gigantes
Grant Taylor é treinador de futebol americano que mantém um currículo medíocre – de raríssimas vitórias. “No meio de uma crise profissional, ele descobre uma série de competências próprias e começa a atuar com base nisso”, conta o consultor.
Desafiando gigantes
Diretor: Alex Kendrick
Ano: 2006
Duração: 111 minutos
Gênero: Drama
Coach Carter
Em Richmond, na Califórnia, Ken Carter retorna para o colégio em que estudou na adolescência para atuar como técnico do time de basquete.
“Ele encontra uma escola de pernas para o ar, repleta de pessoas desmotivadas e assume como missão transformar essa realidade”, conta Reis.

Coach Carter 
Diretor: Thomas Carter
Ano: 2005
Duração: 136 minutos
Gênero: Drama
Tempo de Recomeçar
George Monroe, um arquiteto de meia idade, descobre que tem câncer e pouco tempo de vida. O filme mostra como ele organiza a vida em função do tempo que lhe resta.
“É a ideia de que você tem que ser capaz de entender que as dificuldades que aparecem na vida dependem das interpretações que você faz da realidade”, diz Reis. “As adversidades só existem quando eu as percebo como tais”.

Tempo de Recomeçar 
Direção: Irwin Winkler
Ano: 2001
Duração:145 minutos
Gênero: Drama
Um domingo qualquer
Em algumas carreiras, o tempo é perverso. E os jogadores do time de futebol americano Sharks de Miami sentem isso na pele. Após três derrotas consecutivas, eles precisam agir rápido para mudar sua sina.
“O filme mostra como o talento e o esforço são capazes de fazer um time campeão”, diz o professor Madeira.


Um domingo qualquer

Diretor: Oliver Stone
Ano: 1999
Duração: 165 minutos
Gênero: Drama
A sociedade dos poetas mortos
O personagem interpretado por Robin Willians assume a cadeira de literatura da tradicional Welton Academy. Seus métodos de ensino, contudo, levam os alunos a questionamentos que geram um choque cultural dentro da ortodoxa instituição.
“É um grande filme que mostra como nós tocamos a vida das pessoas quando fazemos o que fazemos com o coração”, diz o professor Madeira.

A sociedade dos poetas mortos
Diretor: Peter Weir
Ano: 1990
Duração: 129 minutos
Gênero: Drama
Fonte: Exame
Um abraço e até a próxima
Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.
Divulgue este artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário