sábado, 10 de dezembro de 2016

Conheça a música mais relaxante do mundo

Weightless”, da banda Marconi Union, diminui a ansiedade em 65%

Escutar música é um caminho universalmente acessível para relaxar, aumentar a produtividade e pegar no sono caso tenha dificuldades para dormir. A banda Marconi Union, especialista em música ambiente, incorporou teorias científicas para criar a música mais relaxante do mundo.
Similar à colaboração entre compositor e produtor, a banda trabalhou com terapeutas de som durante o processo de criação. Com o objetivo de diminuir a pressão sanguínea do ouvinte, os níveis de estresse e a frequência cardíaca, a música utiliza uma produção de paisagem pacífica com melodias de piano, guitarra e som ambiente. A música é considerada tão eficaz que é perigoso ouvi-la enquanto dirige!
Richard Talbot, músico da banda, afirmou que “foi fascinante trabalhar com um terapeuta para aprender como certos sons afetam o humor das pessoas. Eu sempre soube o poder da música, mas antes só produzíamos pela intuição”.
De acordo com a Mindlab International, o grupo por trás da pesquisa, o poder desta música é diferente de tudo o que já testaram. “Weightless” induz a uma redução de 65% de ansiedade e 35% nas taxas fisiológicas normais de repouso. Escute:
O dr. David Lewis-Hodgson, da Mindlab International, explica que “imagens do cérebro mostram que a música funciona em um nível muito profundo, estimulando as regiões responsáveis por processar emoções.”
Mas o que torna a música tão eficiente? De acordo com Lyz Cooper, a fundadora da Academia britânica de terapia de som, existem princípios musicais que são associados ao relaxamento. Ela explica que a música “contém um ritmo que começa a 60 batidas por minuto e gradualmente diminui para 50.” As batidas do coração do ouvinte vão naturalmente desacelerando para para se equivaler ao BPM (batidas por minuto) da música.
A duração da canção também é crítica. Cooper explica que “demora cerca de cinco minutos para este processo acontecer. E não há repetição de melodia, o que permite que o seu cérebro se desligue porque você não tenta prever o que acontece a seguir.”
Então, como podemos incorporar os efeitos poderosos e eficazes da terapia de som no nosso dia a dia? Alguns acreditam que introduzir música em atividades consideradas estressantes pode reduzir a ansiedade e melhorar a performance. A cidade de Lancaster, na Califórnia, toca sons tranquilos de pássaros através dos alto-falantes do centro da cidade, o que acreditam que diminuiu os crimes locais (crimes menores em 15% e crimes sérios em 6%).
Existem ainda muitas pesquisas a serem feitas nesta área, mas já está bem claro que a música tem poder de esfriar nossas cabeças, relaxar e nos concentrar. Todos sabemos a importância de dormir bem, e os perigos do estresse e da ansiedade. Então, coloque “Weightless” em sua playlist e escute sempre que precisar.

http://www.forbes.com.br/lifestyle/2016/12/conheca-a-musica-mais-relaxante-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário