Como fazer um Currículo Perfeito
Eu trabalho com Coaching e Recolocação e na minha assessoria a transição de carreira sempre inicio pela elaboração de Currículo. Talvez seja o passo mais difícil pra quem está em busca de uma transição, pois o assunto não é simples como parece e tem muitas informações controversas espalhadas pela internet. Um bom Currículo tem que impressionar no primeiro contato, ser claro, impecável, objetivo e traduzir clareza de raciocínio com um toque de sofisticação. Por isto, reuni em um artigo algumas dicas para elaboração de Currículo, espero que seja útil.
Dicas para Elaboração do Currículo
IDENTIFICAÇÃO
Inicie o documento com o seu nome completo centralizado, registre o seu estado civil, nacionalidade, idade, endereço completo (com rua, número e complemento), CEP, cidade, Estado, telefone residencial, celular (todos com DDD) e e-mail. Não coloque nunca número de RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor, atestado de reservista e passaporte. Se a empresa necessitar destas informações será em um estágio mais avançado do processo seletivo.
OBJETIVO
Deixe claro o seu objetivo profissional. É importante pesquisar a respeito da vaga ou da empresa antes de definir o objetivo, pois dependendo da demanda da oportunidade ele pode ser alterado. Se você é um profissional da área Comercial pode colocar como objetivo COMERCIAL/VENDAS/NOVOS NEGÓCIOS. Trabalhe com títulos genéricos, pense nos últimos cargos para os quais se candidatou e tente utilizar as palavras mais recorrentes. Se estiver mandando o Currículo para uma vaga específica coloque o título da vaga no objetivo.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Liste os cursos de graduação, pós-graduação e especialização, do mais recente para o mais antigo, com ano de início e de término (se você ainda não concluiu o curso, coloque a palavra “cursando” e o período em que se encontra, por exemplo: “cursando quarto ano”). Não se esqueça das certificações e do MBA, se houver. JAMAIS coloque onde fez o ensino médio ou ensino fundamental, a não ser que o empregador peça.
RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES
Apresente uma síntese de suas competências e habilidades profissionais. Faça uma análise de suas experiências anteriores e aponte as habilidades que teve que desenvolver para realizar suas tarefas. Neste item você poderá listar de modo geral as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira. Comece com um parágrafo que traduz toda a sua experiência, como por exemplo:
- Profissional com mais de 15 anos de experiência na área Comercial – Vendas Técnicas, atuando com gestão de equipes, administração com foco em resultados, análise de mercado, estratégia de vendas, responsabilizando-se por contas estratégicas.
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Geralmente a experiência é o ponto que mais chama a atenção dos recrutadores. Resuma seu histórico profissional, não se esquecendo dos seguintes pontos:
1. As empresas nas quais trabalhou (da mais recente para a mais antiga).
2. O período em que passou em cada uma delas.
3. Seu(s) cargo(s) na organização.
4. Uma breve descrição de suas funções e responsabilidades (pode descrever com maiores detalhes os pontos apresentados no Resumo Profissional).
5. Pode-se colocar também quais foram suas principais realizações, trabalhe com fatos e dados concretos de forma objetiva.
Se você é um profissional com alguma experiência de mercado, coloque seu histórico profissional ANTES da sua formação. Caso você seja estudante ou recém-formado coloque primeiro a formação acadêmica.
IDIOMAS
Liste os idiomas nos quais você tem algum conhecimento e, principalmente, seu nível (intermediário, avançado ou fluência) em cada um deles. Se o nível for básico não vale à pena mencionar. Fique atento, pois alguns headhunters realizam parte da entrevista em um segundo idioma, principalmente o inglês. Então, só coloque fluência quando realmente for capaz de escrever, falar e entender no determinado idioma.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Caso você tenha alguma experiência de trabalho ou estudo no exterior, é hora de mencioná-la(s). Não mencione viagens de férias ou turismo. De ênfase a programas de intercâmbios e/ou estágios no exterior. Caso você tenha participado de programas internacionais pela empresa também pode mencionar. Pode colocar o ano, país, cidade ou estado e o que realizou.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Por fim, liste suas habilidades específicas, como conhecimentos de microinformática, linguagens de programação, seminários e workshops relevantes, meramente profissionais. Nunca cite cursos esportivos e atividades de lazer. Se você desenvolve alguma atividade voluntária, é hora de mencioná-la.
Dicas gerais:
SEJA PRECISO. Seu currículo deve conter, no máximo, duas páginas. Utilize processadores de textos (esqueça programas gráficos, HTML ou máquinas de escrever) e escolha uma fonte simples, sóbria. Não utilize FOTO nem figuras. Não é necessário assinar ao final do documento.
UTILIZE PALAVRAS-CHAVES. Seu currículo pode ficar armazenado em um banco de dados inteligentes, o que significa que o empregador pode selecioná-lo por determinados campos.
MENCIONE INFORMAÇÕES QUE PODEM SER COMPROVADAS. Você pode ter surpresas desagradáveis no futuro (se houver futuro para você na carreira). Não inclua experiências que não possua.
FAÇA UMA REVISÃO CUIDADOSA DO TEXTO. Corrija possíveis erros de ortografia e concordância e capriche na apresentação do Currículo, não amasse, nem rasure. Não é necessário encadernar ou colocar capa. As informações devem ser sempre atualizadas.
NÃO ESCREVA NADA SOBRE SALÁRIO. A não ser que o empregador exija saber qual é sua pretensão salarial.
NÃO COLOQUE REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS. Se isto for necessário o empregador solicitará em um momento mais avançado do processo seletivo.
FAÇA UMA BREVE CARTA DE APRESENTAÇÃO NO CORPO DO E-MAIL. Cite sua formação, a área de atuação, o tempo total e a experiência e o idioma que domina. Coloque no título do email o cargo para o qual está se candidatando ou o objetivo do Currículo
https://www.linkedin.com/pulse/como-fazer-um-curr%C3%ADculo-perfeito-tais-targa?trk=v-feed&lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_feed%3B4sg3FFZRFvjFTIwa5vGdwQ%3D%3D